sábado, 2 de novembro de 2013

Leblon pede na Justiça Criminal que Paulo Eugênio explique acusações sobre bilhetagem

ônibus
Leblon entra na Justiça para que o secretário de mobilidade urbana, Paulo Eugênio Pereira, com pedido de explicações na esfera criminal sobre acusações de invasão no sistema de bilhetagem. Foto: Opinião Pública.
Leblon pede na Justiça que Paulo Eugênio esclareça afirmações sobre Bilhetagem Eletrônica
Secretario pode responder a processo penal caso não comprove as acusações que fez contra a empresa
ADAMO BAZANI – CBN
A empresa Leblon Transporte apresentou, na última terça-feira dia 29 de outubro, uma notificação na justiça criminal para que o Secretário de Mobilidade Urbana – SMU – de Mauá, Paulo Eugênio Pereira, esclareça as declarações que fez em uma entrevista coletiva concedida no sábado, dia 19 de outubro, quando afirmou que a companhia de ônibus invadiu o sistema de bilhetagem eletrônica do Município e fraudou dados para receber valores de maneira irregular.
No pedido de explicações, os donos da empresa de ônibus afirmam que as declarações do Secretário possuem conteúdo “calunioso e ofensivo à sua honra e dignidade, revelando o intuito de causar prejuízo à empresa e de indispor os interpelantes junto à opinião pública mauaense”.
Ainda segundo a Leblon, existe um laudo técnico e um parecer da Corregedora Geral do Município de Mauá que demonstram não estar comprovada a suposta fraude. No dia 27 de junho de 2013, a Corregedora Geral de Mauá, Thais de Almeida Miana, acatou os argumentos da companhia de ônibus que afirmou que os acessos foram “formalmente autorizados” pelo Município, “ou pelo menos alguns deles”. A corregedora recomendou a realização de uma nova perícia no sistema de bilhetagem para a devida verificação, o que foi ignorado pela Prefeitura de Mauá.
De acordo com a notificação, que está na 2ª Vara Criminal de Mauá, o Secretário deverá ser intimado para esclarecer as suas acusações e pode responder a processo criminal caso não apresente provas do que disse na entrevista.
A assessoria de imprensa da prefeitura disse que não sabia até o fechamento desta matéria do pedido de explicações da Leblon.
Com base na sindicância que aponta as supostas invasões, na sexta-feira dia 18 de outubro, o prefeito de Mauá, Donisete Braga, descredenciou as empresas Leblon Transporte de Passageiros e Viação Cidade de Mauá. A Leblon conseguiu uma liminar na justiça impedindo que valessem os efeitos do descredenciamento e continuou a operar no lote 02 da cidade.
A empresa contratada emergencialmente, Suzantur, começou a operar no sábado, dia 19 de outubro, cinco linhas que antes eram prestadas pela Viação Cidade de Mauá.
Mas a atuação da empresa tem desagradado a população. Os ônibus operados pela Suzantur são usados e pertenciam a Oak Tree, empresa que faliu na Capital Paulista.
De forma improvisada, os veículos ainda operam com o padrão da SPTrans que não é compatível com os transportes em Mauá. Os ônibus ainda possuem portas à esquerda, que estão inoperantes e representam riscos aos passageiros e perda de lugares dentro do veículo. Do lado direito há apenas duas portas e a catraca é no meio, dificultando embarque e desembarque. O padrão de pintura é ainda o do Consórcio Sudoeste, da área 8 da SPTrans – São Paulo Transportes e sob o adesivo improvisado com o nome da Suzantur ainda dá para ver o nome do Consórcio e da Oak Tree,
A Suzantur só possui ônibus comuns e algumas linhas que eram operadas pela Viação Cidade de Mauá tinham veículos articulados. Passageiros reclamam da superlotação.
O vereador Manoel Lopes enviou requerimento à prefeitura pedindo explicações sobre a contratação da Suzantur. O parlamentar alega que não houve clareza por parte do executivo municipal sobre os inícios das operações e que a Câmara não foi comunicada.
Um dia antes da entrada da empresa, poucas pessoas sabiam o nome da companhia e a prefeitura apenas se limitava a dizer que entraria em operação uma “nova” companhia de ônibus.
Manoel Lopes ainda diz que recebeu várias reclamações sobre a atuação da empresa emergencial que hoje opera com funcionários da Viação Estrela de Mauá, companhia que tenta operar o lote 02, correspondente a área atendida pela Leblon.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário